Projeto AgTech Valley – Vale do Piracicaba é criado para consolidar a região como polo de tecnologia para o agronegócio

A região de Piracicaba tornou-se referência nacional na geração de inovação para a agricultura, impelida pelo seu histórico de produção agrícola, pela presença de importantes universidades e instituições de pesquisa, como a ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e o CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e por abrigar diversas empresas do setor, estimuladas por esse ambiente pautado pela tecnologia.

Um projeto inovador, chamado de AgTech Valley – Vale do Piracicaba, foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer, consolidar e fortalecer, no Brasil e no mundo, a região de Piracicaba como um polo de tecnologia voltada para o agronegócio, uma espécie de Vale do Silício da agricultura.

Em evento realizado no dia 05/05/2016 na ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), a AgTech Valley – Vale do Piracicaba foi lançada, com a presença dos idealizadores do projeto: Sérgio Marcus Barbosa, gerente executivo da EsalqTec (Incubadora Tecnológica da ESALQ), Mateus Mondin, professor da ESALQ /USP e José Augusto Tomé, da CanaTec Coworking, além de vários representantes de empresas da região, instituições de ensino e de pesquisa e o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato.

Inicialmente, foram lançados o selo da AgTech Valley e o portal na internet (www.valedopiracicaba.org) onde estarão reunidas as informações sobre o projeto. É importante destacar que a marca é de domínio público e que a iniciativa tem forte caráter colaborativo, onde os progressos e benefícios do projeto dependem da participação ativa dos envolvidos nesse contexto.

A expectativa é que a iniciativa traga inúmeros benefícios para esse cenário que emerge na região, para levar maior desenvolvimento para empresas e instituições de ensino e pesquisa, atrair novos investimentos e empresas e, futuramente, influenciar a criação de políticas públicas que permitam um ambiente ainda mais favorável à inovação.

A 4tree Agroflorestal, que está inserida no Vale do Piracicaba, esteve presente no evento de lançamento e irá apoiar ativamente essa importante iniciativa!

Add a Comment